BOAS-VINDAS!!!!

Boas-vindas ao meu blog! Desejo que Deus te abençoe ricamente!!!

Com carinho, Renata :)

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O nadador


Um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e de molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho.

Alguem intrigado com aquele comportamento, lhe perguntou qual a razão daquele hábito.

O nadador sorriu e respondeu:

há alguns anos eu era um professor de natação. Eu os ensinava a nadar e a saltar do trampolim. Certa noite, eu não conseguia dormir, e fui até a piscina para nadar um pouco. Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do teto de vidro do clube. Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na parede da frente. Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica cruz.

Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem. Nesse momento pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado. Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido na cruz para nos salvar pelo seu precioso sangue.

Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram a mente e me fizeram recordar do que eu havia aprendido sobre a morte de Jesus.

Não sei quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos. Finalmente desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água. Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da piscina.

Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido. Tremi todo, e senti um calafrio na espinha.
Se eu tivesse saltado seria meu último salto. Naquela noite a imagem da cruz na parede salvou a minha vida.

Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei na beira da piscina, confessei os meus pecados e me entreguei a Ele, consciente de que foi exatamente em uma cruz que Jesus morreu para me salvar.
Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais me esquecer, sempre que vou até piscina molho o dedão do pé antes.

Deus tem um plano na vida de cada um de nós e não adianta querermos apressar, ou retardar as coisas, pois, tudo acontecerá no seu devido tempo e esse tempo é o tempo Dele e não o nosso...

Porque DEUS amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Conselhos para casais


By Pastor Sérgio Fernandes

Cânticos 2:10 - "O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem".

Os casais devem conversar bastante. Relacionamentos sem conversa tendem a sucumbir. E, junto a conversa, deve existir uma coisa chamada "elogio".

O diabo tem semeado no meio das famílias um sentimento de murmuração e cobrança. Ele faz os casais apenas observarem, um no outro, os seus defeitos, e com isso desestabilizam a harmonia no lar.

Você deve diariamente elogiar seu cônjuge. Diga que o ama! Elogie sua beleza (ou se faltar beleza, procure virtudes que mereçam ser elogiadas). Diariamente, falo para minha esposa: "princesa, eu amo você, você é a menina mais linda que já conheci". Ela se derrete, e não mede esforços para recompensar o carinho recebido.

É tempo de elogiar e apreciar, fazendo com isso nascer novamente a alegria do casamento.


Cânticos 2:4 - Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor.

Uma coisa que prezo bastante em casa é o fazer as refeições em família. Devido aos horários de trabalho diferenciados, eu e minha esposa temos apenas uma chance de fazer uma refeição juntos, que é o jantar.

Este é o momento para o casal estar à mesa, unidos, em oração e ação de graças, diante do Senhor. Participar do banquete juntos é um ato de profunda intimidade. É a hora do casal partilhar como foi o seu dia, e mutuamente se fortalecer.

A televisão destruiu esse hábito que faz parte da vida da Igreja (At 2.46). O marido quer ver o futebol e a mulher a novela, e ficam cada um em um cômodo da casa. Não é sem motivo que famílias assim vivem brigando.

Que tal voltar a partilhar juntos da refeição?

Fonte: AmorEmCristo.com

terça-feira, 25 de maio de 2010

Vida cotidiana

Por Sara Castellanos.

Cada día trae algo nuevo. Para empezar yo preguntaría: ¿Qué significa tener devoción? Yo averigüé y encontré que devoción viene de la palabra latina devovere que significa “consagrar”. Y esto mis amigos es exactamente lo que nosotros debemos vivir cada día de nuestras vidas: una completa consagración a Dios. Dios siempre me recuerda que ¡esto no es una religión sino una relación!Lo más importante para mí durante el día es buscar a Dios. Hubo un punto en mi vida donde se convirtió en una rutina, y el fuego que un día tuve había empezado a apagarse.

Llego a un punto en que me di cuenta que un cambio tenia que ser hecho en mi vida desde adentro. Tuve que renunciar a mi vida, tomar la cruz y con todo mi corazón consagrarme a Dios. Algo que ha guardado siempre mi corazón es el saber algo: ¡cada día hay algo nuevo que aprender!Cada día Dios tiene algo nuevo para mí. Cada día Él forma mi carácter más y más. Pero ¿cómo puede formarme si yo no se lo permito? ¿Cómo puede Él derramar sus bendiciones si mi devoción y compromiso es sólo para los domingos?Yo pienso de la siguiente manera: ¿Le contarías a alguien que escasamente conoces todos tus secretos? ¡Yo no! Yo creo que Dios actúa de una manera similar.

¿Por qué le contaría Él sus secretos a alguien que no quiere conocerlo más cada día? Este es el tiempo de tener una genuina devoción hacia Dios, de rendir nuestras vidas completamente a su servicio. Los pasados 21 días estuvo haciendo el “ayuno de Daniel”. Básicamente es rendir tu cuerpo y sólo comer cierto tipo de comida.

Durante este ayuno, recuerdo que una mañana Dios me habló y me dijo: Tu has rendido tu cuerpo, pero no has rendido completamente tu corazon.Este ayuno me mostró cuán importante es para nosotros el rendir todo lo que somos a diario delante de Dios. Hay 24 horas en un día. Si fuéramos a hacer un balance y ver quien controla nuestras vidas, nosotros o Dios, obviamente nosotros diríamos Dios. Pero si examináramos cada movimiento de nuestras vidas, cada decisión que tomamos cada día…No podemos olvidar que cada día trae algo nuevo. ¿Cómo podemos manejar todas las cosas que vienen día a día a nuestras vidas? ¿Tomamos decisiones a nuestra manera o es realmente Dios quien está en el medio de la situación?Amigos, es tiempo de hacer de Dios el centro de nuestra vida cotidiana. ¿Cómo hacemos esto?

A través de nuestra vida devocional, en otras palabras, nuestra consagración diaria a Dios.Hoy es un nuevo día ¡Empieza viviendo el cambio desde este momento en adelante!

Fonte: http://www.mci12.com.co

A parábola da indecisão

Havia um grande muro separando dois grandes grupos.

De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus.
Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus.
E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo.

O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:

- Ei, desce do muro agora... Vem pra cá!

Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada. Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:

- O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês?

Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:

- É porque o muro já é MEU!!!

Lembre-se de que não existe meio termo. O muro já tem dono!!

O ovo de Deus


Como as pessoas te veem? O que elas pensam sobre você? Estas são perguntas complicadas e difíceis de serem respondidas. Quando uma empresa quer contratar alguém específico para uma função, vários testes são desenvolvidos para selecionar o melhor candidato. Talvez a entrevista seja a prova mais eficaz para revelar o verdadeiro perfil daquele que busca o emprego. Isso mostra que a forma como enxergamos a vida pode influenciar diretamente a forma como os outros nos veem. Ou seja, se você encara tudo a sua volta de um jeito negativo, certamente vão te definir como uma pessoa pessimista.

Se desejamos ser vistos de forma diferente, precisamos mudar primeiramente a nossa forma de ver. E isso começa com a gente mesmo. Em frente ao espelho, qual é a imagem que você enxerga? Talvez você também não tenha uma resposta para essa pergunta. Então, é necessário entender como Deus te vê.

Você pode olhar para um ovo e enxergar apenas um ovo. Mas o ovo é muito mais do que isso, é a obra mais perfeita da galinha. E por ele, ela é capaz de dar a própria vida. Quando a ameaça surge, arrepiada a galinha fica pronta para lutar com qualquer predador que se aproxime do ninho. E sabe por que ela defende e ama tanto este, que para nós é apenas um ovo? Porque ela sabe que dentro deste ovo há uma promessa de vida.

Você também é um ovo, mas um ovo de Deus. Por você, Ele se levanta do trono e te protege dos ataques de todos os predadores. Deus sabe que dentro de você há algo muito precioso, uma promessa Dele. E, por isso, muitas vezes permite que o Fogo do Espírito Dele se aproxime deste ovo, não para consumi-lo ou cozinhá-lo, mas sim para que a casca se rompa e revele ao mundo a Sua obra mais perfeita.

Você é muito mais amado e precioso do que imagina. Então se veja como Deus te vê.

Paz e sucesso !!!

:: Por Juliano Matos
Jornalista e colaborador do portal Lagoinha.com.

Uma grande lição


"Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste..". Sl 139:13-14

Uma mulher chega apavorada no consultório de seu ginecologista e diz:
- Doutor, o senhor terá que me ajudar num problema muito sério. Este meu bebê ainda não completou um ano e já estou grávida novamente. Não quero filhos em tão curto espaço de tempo, mas num espaço grande entre um e outro...
O médico então perguntou: Muito bem.. O que a senhora quer que eu faça?
A mulher respondeu: Desejo interromper esta gravidez e conto com a sua ajuda.
O médico então pensou um pouco e depois de algum tempo em silêncio disse para a mulher: Acho que tenho um método melhor para solucionar o problema. E é menos perigoso para a senhora.
A mulher sorriu, acreditando que o médico aceitaria seu pedido.
Ele então completou: Veja bem minha senhora, para não ter que ficar com dois bebês de uma vez, em tão curto espaço de tempo, vamos matar este que está em seus braços.
Assim, a senhora poderá descansar para ter o outro, terá um período de descanso até o outro nascer.
Se vamos matar, não há diferença entre um e outro. Até porque sacrificar este que a senhora tem nos braços é mais fácil, pois a senhora não correrá nenhum risco...
A mulher apavorou-se e disse: Não doutor! Que horror! Matar um criança é um crime.
Também acho minha senhora, mas me pareceu tão convencida disso, que por um momento pensei em ajudá-la. O médico sorriu e, depois de algumas considerações, viu que a sua lição surtira efeito.
Convenceu a mãe que não há menor diferença entre matar a criança que nasceu e matar uma ainda por nascer, mas já viva no ventre materno.

Você sabe desde quando Deus te ama?
DESDE O VENTRE DA TUA MÃE!

Jesus Cristo é o Único

O Único Alimento
Jo. 6.35 “Então Jesus lhes declarou: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede”.

O Único Remédio
Jo. 3.14, 15 “Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, da mesma forma importa que o Filho do homem seja levantado. Para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”.

O Único Fundamento
I Co. 3.11 “Pois ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”.

O Único Mediador
Hb. 12.24a “A Jesus, o mediador de uma nova aliança”.

O Único Intercessor
Is. 59.16 “Ele viu que não havia ninguém, e maravilhou-se de que não houvesse intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve”.

A Única fonte de Verdade
Jo. 6.67, 68 “Então perguntou Jesus aos doze: Não quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna”.

O Único Salvador

At. 4.12 “Em nunhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.
Jesus é a única via;
Jesus é a única estrada;
Jesus é a única ponte;
Jesus é o único meio;
Jesus é a única vereda;
Jesus é a única direção;
Jesus é o único caminho;
Jesus é único que leva a Deus Pai;
Jesus é único!


Ele também pode ser único em sua vida?

Fonte: http://www.aoreidosreis.com/?p=826#ixzz0oxtTy4rs

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Alerta aos cristãos !!!

“Pois ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”. I Co 3:11

Tenho visto e ouvido muitas barbaridades pela Internet, pelas ruas, lares, empresas, e até igrejas, acerca das coisas de Deus. É triste, mas a Nova Era tem chegado com força nos dias atuais e confundido muitas pessoas, com uma cara de “santo, agradável, bonito, correto, mágico, verdadeiro”. CUIDADO!!!

A Nova Era ensina que tudo é Deus, que Deus não é uma pessoa, mas sim uma energia, uma força, uma consciência universal. Os adeptos a esse Movimento creem que os homens, animais, vegetais e minerais, em fim, a natureza, fazem parte da divindade. Vejam .. uma coisa é ser Criação de Deus, ou ser semelhante a Deus, outra coisa é ser Deus. A Glória Dele, Deus não dá a ninguém!

Tentam deturpar tudo o que a Bíblia diz, por falta de conhecimento e entendimento de seus ensinamentos e de quem é o verdadeiro Deus, e, ainda, por falta de não terem um relacionamento íntimo e profundo com Ele. Que pena!

Preferem ouvir e acreditar naquilo que para eles lhe convêm (como se soubessem o que é melhor para suas vidas). Enganam-se muito, pois só há uma verdade e um único caminho para o Céu, para a vida eterna, e para SERMOS FELIZES DE VERDADE.

É triste ver como o diabo engana as pessoas e as destrói de uma forma devagar e sem deixar rastro. Fazem deles fantoches nas suas mãos, mostrando um mundo de “paz”, de fantasia e de falso sucesso, porém no fundo é tudo escuro, podre, uma prisão com aparência de liberdade.

O individualismo, a frieza, a arrogância, a indiferença, a falta de amor são marcas deste tempo. O pior é que as pessoas estão cegas, e não conseguem ver que a cada dia estão ficando mais e mais desta forma. Ou talvez até saibam e preferem esse modo de vida, que aparentemente é melhor. Só lamento!

Afirmo a vocês que estão iludidos : podem crer em ET, NOVA ERA, OCULTISMO, SATANISMO, o que quiserem, mas só existe um único caminho para a paz verdadeira (que excede todo entendimento), para o gozo de viver cada dia, para o amor por si próprio e por seu semelhante, para uma vida espiritual abundante, e para a SALVAÇÃO DA ALMA : é só por meio do sacrifício de Jesus Cristo na Cruz, por nossos pecados, para que sejamos reconciliados com Deus, e tenhamos a vida eterna.

Por isso, VOCÊ, CARO LEITOR, QUE ESTÁ LENDO ESTA MENSAGEM, CREIA EM CRISTO, E ENTREGUE SUA VIDA A ELE, FAÇA DELE SEU SALVADOR E SENHOR DE SUA VIDA. NUNCA DESISTA DE CAMINHAR COM ELE, POIS COM ELE VOCÊ TERÁ UMA VIAGEM SEGURA E UM DESTINO FELIZ. ELE NÃO FALHARÁ E NEM LHE DECEPCIONARÁ!

Não deixe ser levado por uma roupagem de paz e amor, que na verdade é mentira do diabo para arrebanhar aqueles que são fracos e se deixam levar por qualquer vento de doutrina, e infelizmente não confiam no Deus verdadeiro!

Mas Ele É REAL, te ama e sempre te amará, e nada, nem ninguém, poderá te separar do seu amor!!!! Quando Ele bater a porta do seu coração, não endureça, deixe-O entrar.

Se olharmos para o oceano e para uma gota d'água, nem assim dá para comparar o amor de Deus por nós, pois é muito maior, e tão pouco dá para comparar o nosso minúsculo ser diante do Dele. O universo é só um dedinho da criação de Deus!

Espero que você faça a escolha certa!

Um abraço, Renata

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pequeno dicionário

Adeus: É quando o coração que parte deixa a metade com quem fica.

Amigo: É alguém que fica para ajudar quando todo mundo se afasta.

Amor ao próximo: É quando o estranho passa a ser o amigo que ainda não abraçamos.

Caridade: É quando a gente está com fome, só tem uma bolacha e reparte.

Carinho: É quando a gente não encontra nenhuma palavra para expressar o que sente e fala com as mãos, colocando o afago em cada dedo

Ciúme: É quando o coração fica apertado porque não confia em si mesmo.

Cordialidade: É quando amamos muito uma pessoa e tratamos todo mundo da maneira que a tratamos.

Doutrinação: É quando a gente conversa com o Espírito colocando o coração em cada palavra.

Entendimento: É quando um velhinho caminha devagar na nossa frente e a gente estando apressado não reclama.

Evangelho: É um livro que só se lê bem com o coração.

Evolução: É quando a gente está lá na frente e sente vontade de buscar quem ficou para trás.

Fé: É quando a gente diz que vai escalar um Everest e o coração já o considera feito.

Filhos: É quando Deus entrega uma jóia em nossa mão e recomenda cuidá-la

Fome: É quando o estômago manda um pedido para a boca e ela silencia.

Inimizade: É quando a gente empurra a linha do afeto para bem distante.

Inveja: É quando a gente ainda não descobriu que pode ser mais e melhor do que o outro.

Lágrima: É quando o coração pede aos olhos que falem por ele.

Lealdade: É quando a gente prefere morrer que trair a quem ama.

Mágoa: É um espinho que a gente coloca no coração e se esquece de retirar.

Maldade: É quando arrancamos as asas do anjo que deveríamos ser.

Morte: Quer dizer viagem, transferência ou qualquer coisa com cheiro de eternidade.

Netos: É quando Deus tem pena dos avós e manda anjos para alegrá-los.

Obsessor: É quando o Espírito adoece,manda embora a compaixão e convida a vingança para morar com ele.

Ódio: É quando plantamos trigo o ano todo e estando os pendões maduros a gente queima tudo em um dia.

Orgulho: É quando a gente é uma formiga e quer convencer os outros de que é um elefante.

Paz: É o prêmio de quem cumpre honestamente o dever.

Perdão: É uma alegria que a gente se dá e que pensava que jamais a teria.

Perfume: É quando mesmo de olhos fechados a gente reconhece quem nos faz feliz.

Pessimismo: É quando a gente perde a capacidade de ver em cores.

Preguiça: É quando entra vírus na coragem e ela adoece.

Raiva: É quando colocamos uma muralha no caminho da paz.

Saudade: É estando longe, sentir vontade de voar, e estando perto, querer parar o tempo.

Sexo: É quando a gente ama tanto que tem vontade de morar dentro do outro.

Simplicidade: É o comportamento de quem começa a ser sábio.

Sinceridade: É quando nos expressamos como se o outro estivesse do outro lado do espelho.

Solidão: É quando estamos cercado por pessoas, mas o coração não vê ninguém por perto.

Supérfluo: É quando a nossa sede precisa de um gole de água e a gente pede um rio inteiro.

Ternura: É quando alguém nos olha e os olhos brilham como duas estrelas.

Vaidade: É quando a gente abdica da nossa essência por outra, geralmente pior.

Autor: Luiz Gonzaga Pinheiro, em "O homem que veio das sombras"


Acrescento mais uma palavra:

Medo: É quando a gente não se ama, nem ama os outros, como deveria.

Pois .... "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora o medo produz tormento; logo, aquele que teme (se apavora) não é aperfeiçoado NO AMOR"- 1 João 4:18.

Bjos, Renata, Re, Renatinha, Tatá :)

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vamos com José à Dotã ?

by Pastor Valdir Marfim

A história de José é uma das mais belas e inspiradoras da Bíblia.

Todos nós gostamos de histórias com um final feliz e a história de José é daquelas que nos faz exultar, pois vemos um adolescente de 17 anos sair de casa com o propósito de encontrar seus irmãos que estão pastoreando ovelhas, porém sua jornada se transforma em pesadelo, pois José é vendido como escravo e levado para o Egito , mas depois de muitos anos de sofrimento ele se torna uma espécie de príncipe regente do Egito, a nação mais poderosa do mundo naquela época (aproximadamente 1900 A.C.)

Tudo começa em Gênesis 37:

14 Disse-lhe Israel: Vai, vê se vão bem teus irmãos, e o rebanho; e traze-me resposta. Assim o enviou do vale de Hebrom; e José foi a Siquém.

15 E um homem encontrou a José, que andava errante pelo campo, e perguntou-lhe: Que procuras?

16 Respondeu ele: Estou procurando meus irmãos; dize-me, peço-te, onde apascentam eles o rebanho.

17 Disse o homem: Foram-se daqui; pois ouvi-lhes dizer: Vamos a Dotã. José, pois, seguiu seus irmãos, e os achou em Dotã.

Siquém e Dotã

Siquém estava localizada num formoso vale situado entre o monte Ebal e o monte Gerezim na terra de Canaã. Este foi o primeiro lugar que Abraão visitou na palestina (Gn 12:6,7). Jacó e sua família vieram a Siquém, ergueram um altar e cavaram um poço (Gn 33:18-20). Os irmãos de José apascentaram aqui seus rebanhos, e os ossos de José foram enterrados nesse lugar (Js 24:32).
Dotã fica a 32 km ao norte de Siquém. Dotã caracteriza-se por cordilheiras e vales. A terra é boa para pastagem. Quando os israelitas estabeleceram-se na terra, esta região foi dada a Manassés.

O que nós gostamos na história de José é o seu final, pois José sofreu muito, mas teve um final glorioso e feliz, pois além de ter sido feito Chanceler do Egito, todos os sonhos que Deus lhe deu foram cumpridos de forma surpreendente em sua vida.

Gostaria de fazer uma analogia da vida de José com a nossa vida, apesar de vivermos “num outro tempo” e possuirmos uma perspectiva diferente do mundo que vivemos.

Quando José saiu de sua casa, em Hebrom, ele apenas pensou em obedecer as ordens de seu pai Jacó, o que lhe parecia simples: caminhar até Siquèm para encontrar seus irmãos e retornar com notícias deles e dos rebanhos de ovelhas que pastoreavam.

Saiu em sua jornada preparado para isso, imaginando que as coisas correriam bem, apesar de ter que enfrentar muitos perigos durante a caminhada.

Temos que entender que José está no ano 1900 A.C. Não há estradas, carros, restaurantes, telefone celular, fax, e-mails, armas de fogo para proteção, etc, e há feras, montanhas e vales perigosos para atravessar, mas nada que fosse impossível para um jovem sonhador e com muita disposição de vencer.

Muitos de nós temos objetivos certos em nossas vidas. Quando jovens, pensamos em estudar e trabalhar, fazer a universidade, conseguir um bom emprego, casar-se, construir uma família abençoada, e vamos juntamos outros sonhos ao longo da jornada na medida em que vamos andando pela vida.

Continuamos a sonhar mesmo com a idade avançada, pois a cada período da vida que passa os sonhos são renovados, novos horizontes aparecem e assim vamos caminhando.

José tinha sonhos, e provavelmente imaginava que eles aconteceriam ali na terra de Canaã, junto à segurança que seu pai e sua família lhe proporcionariam.

O futuro de José começa a mudar com o primeiro passo em direção à Siquém, pois aconteceu um primeiro imprevisto na jornada de José: Ele não encontrou seus irmãos em Siquém, e precisou mudar seu caminho, pois teve notícias de que eles tinham se dirigido para o vale de Dotã e teria que andar mais de 30 quilômetros ao norte para encontrá-los.

José poderia ter chegado a Siquém e retornado à Hebrom, mas além de sonhador, ele era um filho obediente e seu pai Jacó disse à ele : Vá até Siquém e vê se seus irmãos estão bem e ele esperava que José fizesse o que fosse necessário para cumprir suas ordens e trazer notícias deles.

José era obediente e o seu pai o amava de maneira especial e jamais Ele desejaria que qualquer mal acontecesse à esse filho tão precioso aos seus olhos.

Se o Espírito Santo de Deus já estiver falando ao seu coração, você pode aplicar essas coisas à sua vida... Deus te ama também de maneira especial, e não quer que nenhum mal venha sobre você.

Na medida em que caminhamos nesta vida, Deus espera também que sejamos obedientes à sua vontade, mesmo fazendo algumas mudanças de percurso, pois situações imprevisíveis acontecem, e as vezes precisamos tomar a decisão de ir mais adiante, ainda que tal decisão venha a nos trazer sofrimentos.

A decisão de José de obedecer a seu pai e ir para Dotã foi determinante para que viesse a passar por grande sofrimento nos próximos anos de sua existência, pois a partir de Dotã começou um período de medo, de incertezas, calúnias, , dores físicas, solidão, humilhação, cansaço, saudade, e tantos sofrimentos que todos nós já conhecemos e certamente já vivemos em nossa jornada até aqui.

Em Dotã José encontrou seus irmãos; estes deveriam amá-lo e protegê-lo e abençoá-lo, mas para sua decepção, eles o desprezaram e o trataram como um inimigo.

José foi lançado numa cisterna , num buraco escuro, onde não havia saída e tudo parecia ser caminhar para o fim.

Não é incomum nós nos sentirmos assim nos dias de hoje. Quando enfrentamos situações de dificuldades, de perdas irreparáveis, de tragédias inesperadas, aqueles a quem amamos e confiamos nos viram as costas, nos enganam ou nos desprezam.

Nessas horas, parece que a vida perde o sentido, não há saída aparente, não há mais motivo para seguir em frente, mesmo porque parece ser impossível seguir em frente, É como se estivéssemos na cisterna como José.

Nos sentimos vulneráveis, fracos, desnorteados e desmotivados, pois possuímos valores e sentimentos que são afetados quando o sofrimento se abate sobre nós.

É hora de buscarmos refúgio naquele que sonda os nossos pensamentos e entende os nossos sentimentos: O Senhor Jesus.

Se José soubesse o que iria acontecer com ele em Dotã talvez ele tivesse desistido e retornado para Hebrom.

Muitos de nós queremos desistir ou voltar atrás logo que começamos a ser provados.

José foi salvo por seu irmão mais velho, Ruben, que provavelmente ouviu e se sensibilizou com os pedidos de socorro de José e não permitiu que ele ficasse naquela cisterna para morrer, mas não conseguiu impedir os seus irmãos de vendê-lo como escravo aos Ismaelitas que o levaram para terras distantes.

José então saiu do buraco, mas teve que caminhar pelo deserto escaldante por muitos quilômetros como escravo.

As vezes você passa por grande provação e clama a Deus para ser liberto, mas quando parece que está saindo do buraco, ainda se depara com o deserto, e tem que caminhar durante um bom tempo nele.

É nesse instante que vem a vontade de murmurar, de dizer que Deus não te ama, que não ouve o seu clamor e não responde as suas orações.

Você não está entendendo o porquê isso está acontecendo com você, então você quer respostas de Deus, quer que Deus te explique, quer que Ele fale contigo, mas Deus não responde, Deus está em silêncio.

Deus está trabalhando em você, moldando você como o oleiro molda o barro para transformá-lo em vaso e não pode falar ao barro o que Ele está fazendo...

Conhecemos a história de José narrada do Capítulo 37 a 50 do livro do Gênesis.

José foi escravo no Egito e quando as coisas pareciam melhorar, José foi caluniado pela esposa de Potifar e foi lançado na prisão, onde permaneceu durante 2 anos aproximadamente. Lembrem-se que era uma prisão de 1900 A.C. e não deveria ser nada fácil viver ali.

Depois de 13 anos de sofrimento, humilhação, privações, desprezo, calúnias, dores e tristezas o “vaso estava pronto”, e nesse momento Deus começou a mudar a história, restaurando a sorte de José e colocando-o numa posição de honra.

Foram muitos anos de sofrimento até tudo acontecer. Durante 13 anos, parecia que tudo conspirava contra a vida de José e jamais passaria pela sua imaginação o poder e a Glória que Deus estava reservando para ele. Mas o melhor de tudo: José estava preparado para receber todas as honras que lhe foram dadas. Ele tornou-se um homem sábio, temente a Deus, vaso de honra para Deus.

Nós conhecemos a história completa de José: o começo, o sofrimento e a glória que Deus proporcionou à ele depois daquele período de provação.

Vemos durante a toda narrativa que as atitudes de José sempre foram de confiança em Deus, de perseverança, de humildade, de serviço e de bom testemunho.

Gostaria de perguntar à você: Se você estivesse no lugar de José, conhecendo todos os seus sofrimentos, e também a sua glória no final, você aceitaria obedecer a vontade de seu pai e iria para Dotã?

Você acha que valeria a pena passar, por muitos anos de sofrimento, como José passou, com sofrimento físico, humilhações, todo stress emocional, calúnias, privações, desprezo e solidão, sabendo que após isso, você seria colocado numa posição de honra diante de todo o mundo?

José não sabia o final da história, e ainda assim sofreu tudo, e manteve-se firme, fiel à Deus, honrando o seu nome, louvando-o e dando testemunho da justiça, da fidelidade e do poder de Deus. Você agiria da mesma maneira se estivesse em seu lugar?

Pois bem, amado (a), talvez você esteja passando por provações nesta vida, talvez esteja como José na cisterna, sem ver a saída para sua vida, ou caminhando no deserto, sob o sol escaldante, cansado de tudo, ou sendo enganado e caluniado, ou humilhado e desprezado, ou simplesmente desanimado com a vida porque acha que a sorte não te foi favorável .

Isso porém, não pode ser motivo para você duvidar do amor de Deus por você, ou afastar-se Dele, ou murmurar, ou resmungar, ou reclamar pelo que está passando.

O Oleiro está trabalhando em você, e Ele certamente não vai te explicar o que está fazendo, mas Ele terminará a obra que começou...

Como José, você deve pode passar pelas provações de maneira confiante, pois Deus é fiel e honrará a sua perseverança nos caminhos Dele.

Você pode achar que Deus não esta vendo o seu sofrimento, e permitindo que você passe pelas dificuldades momentâneas da vida sozinho, mas tenha certeza que Ele tem preparado para você uma posição de honra e de glória no futuro, e todos verão!

Se você for obediente e confiar Nele, as suas misericórdias o alcançarão e como Ele fez com José, Ele fará com você!

Talvez você tenha tomado alguma decisão ou algum caminho em sua vida que te levou à Dotã, o vale onde seu sofrimento começou, e talvez ele não se acabe imediatamente ou tão rápido como você gostaria, mas Deus está te preparando para ter uma posição de honra no seu reino, e o seu reino é reino eterno, glorioso, que não se acabará jamais.

José foi preparado por Deus durante o seu sofrimento para ser o Chanceler ou governador do Egito, e você está sendo preparado para reinar com Cristo, nas regiões celestiais, pelos séculos dos séculos.

Apocalipse 22: 5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem da luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos.

Deus amava José, assim como ama você, e a história dele, de certa forma, representa a nossa trajetória aqui na terra.

Uma história de lutas e sofrimentos, de medos e incertezas, pois não conseguimos contemplar o final da nossa história de forma completa, mas sabemos que; “ nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração do homem, aquilo que Deus tem preparado para os que o amam ! (1ª. Corintios 2:9).

Vivemos o presente e conhecemos o passado, mas temos a certeza da promessa de um futuro glorioso junto com os salvos, na glória de Deus.

Mas precisamos perseverar, confiar que Deus está no controle de nossas vidas, ainda que em certos momentos tudo parece estar fora de controle e o sofrimento seja difícil de suportar.

Acalma o teu coração... olhe para quem te criou, te escolheu e te chamou para o seu reino!

Deus ama você com amor intenso, e Ele não erra, pois os caminhos de Deus são perfeitos para você e para mim e os planos Dele não podem ser frustrados por ninguém.

Deposite a sua esperança Nele, pois como disse o Apóstolo Paulo à Timóteo (2ª Tm 1:12b) ... porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu tesouro até o dia final.

Você iria para Dotã como José? Se você é obediente ao Pai, então talvez esteja no meio do caminho como ele, sofrendo nos desertos ou preso nas dificuldades e provações, mas espere confiantemente, pois o Senhor está trabalhando e cuidando de você até você ser glorificado em seu reino!

Vivemos tempos de “corações apertados”, mas sabemos que o nosso socorro vem do Senhor!

APOCALIPSE 21:

3 E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.

4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

6 Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.

7 Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.

Gostamos muito do final da história de José, e com certeza, se você ama a Deus, e anda nos seus caminhos, a sua história também terá um final de grande júbilo e glória como a desse homem abençoado por Deus

Deus cuida de ti, da mesma forma que cuidou de José na sua caminhada. Louve e glorifique ao Senhor e Ele te dará paz e forças para alcançar o fim da jornada como vencedor.

Que Deus abençoe grandemente a sua vida e te dê paz, mesmo no sofrimento.


Pastor Valdir Marfim

São José do Rio Preto - SP