BOAS-VINDAS!!!!

Boas-vindas ao meu blog! Desejo que Deus te abençoe ricamente!!!

Com carinho, Renata :)

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vamos com José à Dotã ?

by Pastor Valdir Marfim

A história de José é uma das mais belas e inspiradoras da Bíblia.

Todos nós gostamos de histórias com um final feliz e a história de José é daquelas que nos faz exultar, pois vemos um adolescente de 17 anos sair de casa com o propósito de encontrar seus irmãos que estão pastoreando ovelhas, porém sua jornada se transforma em pesadelo, pois José é vendido como escravo e levado para o Egito , mas depois de muitos anos de sofrimento ele se torna uma espécie de príncipe regente do Egito, a nação mais poderosa do mundo naquela época (aproximadamente 1900 A.C.)

Tudo começa em Gênesis 37:

14 Disse-lhe Israel: Vai, vê se vão bem teus irmãos, e o rebanho; e traze-me resposta. Assim o enviou do vale de Hebrom; e José foi a Siquém.

15 E um homem encontrou a José, que andava errante pelo campo, e perguntou-lhe: Que procuras?

16 Respondeu ele: Estou procurando meus irmãos; dize-me, peço-te, onde apascentam eles o rebanho.

17 Disse o homem: Foram-se daqui; pois ouvi-lhes dizer: Vamos a Dotã. José, pois, seguiu seus irmãos, e os achou em Dotã.

Siquém e Dotã

Siquém estava localizada num formoso vale situado entre o monte Ebal e o monte Gerezim na terra de Canaã. Este foi o primeiro lugar que Abraão visitou na palestina (Gn 12:6,7). Jacó e sua família vieram a Siquém, ergueram um altar e cavaram um poço (Gn 33:18-20). Os irmãos de José apascentaram aqui seus rebanhos, e os ossos de José foram enterrados nesse lugar (Js 24:32).
Dotã fica a 32 km ao norte de Siquém. Dotã caracteriza-se por cordilheiras e vales. A terra é boa para pastagem. Quando os israelitas estabeleceram-se na terra, esta região foi dada a Manassés.

O que nós gostamos na história de José é o seu final, pois José sofreu muito, mas teve um final glorioso e feliz, pois além de ter sido feito Chanceler do Egito, todos os sonhos que Deus lhe deu foram cumpridos de forma surpreendente em sua vida.

Gostaria de fazer uma analogia da vida de José com a nossa vida, apesar de vivermos “num outro tempo” e possuirmos uma perspectiva diferente do mundo que vivemos.

Quando José saiu de sua casa, em Hebrom, ele apenas pensou em obedecer as ordens de seu pai Jacó, o que lhe parecia simples: caminhar até Siquèm para encontrar seus irmãos e retornar com notícias deles e dos rebanhos de ovelhas que pastoreavam.

Saiu em sua jornada preparado para isso, imaginando que as coisas correriam bem, apesar de ter que enfrentar muitos perigos durante a caminhada.

Temos que entender que José está no ano 1900 A.C. Não há estradas, carros, restaurantes, telefone celular, fax, e-mails, armas de fogo para proteção, etc, e há feras, montanhas e vales perigosos para atravessar, mas nada que fosse impossível para um jovem sonhador e com muita disposição de vencer.

Muitos de nós temos objetivos certos em nossas vidas. Quando jovens, pensamos em estudar e trabalhar, fazer a universidade, conseguir um bom emprego, casar-se, construir uma família abençoada, e vamos juntamos outros sonhos ao longo da jornada na medida em que vamos andando pela vida.

Continuamos a sonhar mesmo com a idade avançada, pois a cada período da vida que passa os sonhos são renovados, novos horizontes aparecem e assim vamos caminhando.

José tinha sonhos, e provavelmente imaginava que eles aconteceriam ali na terra de Canaã, junto à segurança que seu pai e sua família lhe proporcionariam.

O futuro de José começa a mudar com o primeiro passo em direção à Siquém, pois aconteceu um primeiro imprevisto na jornada de José: Ele não encontrou seus irmãos em Siquém, e precisou mudar seu caminho, pois teve notícias de que eles tinham se dirigido para o vale de Dotã e teria que andar mais de 30 quilômetros ao norte para encontrá-los.

José poderia ter chegado a Siquém e retornado à Hebrom, mas além de sonhador, ele era um filho obediente e seu pai Jacó disse à ele : Vá até Siquém e vê se seus irmãos estão bem e ele esperava que José fizesse o que fosse necessário para cumprir suas ordens e trazer notícias deles.

José era obediente e o seu pai o amava de maneira especial e jamais Ele desejaria que qualquer mal acontecesse à esse filho tão precioso aos seus olhos.

Se o Espírito Santo de Deus já estiver falando ao seu coração, você pode aplicar essas coisas à sua vida... Deus te ama também de maneira especial, e não quer que nenhum mal venha sobre você.

Na medida em que caminhamos nesta vida, Deus espera também que sejamos obedientes à sua vontade, mesmo fazendo algumas mudanças de percurso, pois situações imprevisíveis acontecem, e as vezes precisamos tomar a decisão de ir mais adiante, ainda que tal decisão venha a nos trazer sofrimentos.

A decisão de José de obedecer a seu pai e ir para Dotã foi determinante para que viesse a passar por grande sofrimento nos próximos anos de sua existência, pois a partir de Dotã começou um período de medo, de incertezas, calúnias, , dores físicas, solidão, humilhação, cansaço, saudade, e tantos sofrimentos que todos nós já conhecemos e certamente já vivemos em nossa jornada até aqui.

Em Dotã José encontrou seus irmãos; estes deveriam amá-lo e protegê-lo e abençoá-lo, mas para sua decepção, eles o desprezaram e o trataram como um inimigo.

José foi lançado numa cisterna , num buraco escuro, onde não havia saída e tudo parecia ser caminhar para o fim.

Não é incomum nós nos sentirmos assim nos dias de hoje. Quando enfrentamos situações de dificuldades, de perdas irreparáveis, de tragédias inesperadas, aqueles a quem amamos e confiamos nos viram as costas, nos enganam ou nos desprezam.

Nessas horas, parece que a vida perde o sentido, não há saída aparente, não há mais motivo para seguir em frente, mesmo porque parece ser impossível seguir em frente, É como se estivéssemos na cisterna como José.

Nos sentimos vulneráveis, fracos, desnorteados e desmotivados, pois possuímos valores e sentimentos que são afetados quando o sofrimento se abate sobre nós.

É hora de buscarmos refúgio naquele que sonda os nossos pensamentos e entende os nossos sentimentos: O Senhor Jesus.

Se José soubesse o que iria acontecer com ele em Dotã talvez ele tivesse desistido e retornado para Hebrom.

Muitos de nós queremos desistir ou voltar atrás logo que começamos a ser provados.

José foi salvo por seu irmão mais velho, Ruben, que provavelmente ouviu e se sensibilizou com os pedidos de socorro de José e não permitiu que ele ficasse naquela cisterna para morrer, mas não conseguiu impedir os seus irmãos de vendê-lo como escravo aos Ismaelitas que o levaram para terras distantes.

José então saiu do buraco, mas teve que caminhar pelo deserto escaldante por muitos quilômetros como escravo.

As vezes você passa por grande provação e clama a Deus para ser liberto, mas quando parece que está saindo do buraco, ainda se depara com o deserto, e tem que caminhar durante um bom tempo nele.

É nesse instante que vem a vontade de murmurar, de dizer que Deus não te ama, que não ouve o seu clamor e não responde as suas orações.

Você não está entendendo o porquê isso está acontecendo com você, então você quer respostas de Deus, quer que Deus te explique, quer que Ele fale contigo, mas Deus não responde, Deus está em silêncio.

Deus está trabalhando em você, moldando você como o oleiro molda o barro para transformá-lo em vaso e não pode falar ao barro o que Ele está fazendo...

Conhecemos a história de José narrada do Capítulo 37 a 50 do livro do Gênesis.

José foi escravo no Egito e quando as coisas pareciam melhorar, José foi caluniado pela esposa de Potifar e foi lançado na prisão, onde permaneceu durante 2 anos aproximadamente. Lembrem-se que era uma prisão de 1900 A.C. e não deveria ser nada fácil viver ali.

Depois de 13 anos de sofrimento, humilhação, privações, desprezo, calúnias, dores e tristezas o “vaso estava pronto”, e nesse momento Deus começou a mudar a história, restaurando a sorte de José e colocando-o numa posição de honra.

Foram muitos anos de sofrimento até tudo acontecer. Durante 13 anos, parecia que tudo conspirava contra a vida de José e jamais passaria pela sua imaginação o poder e a Glória que Deus estava reservando para ele. Mas o melhor de tudo: José estava preparado para receber todas as honras que lhe foram dadas. Ele tornou-se um homem sábio, temente a Deus, vaso de honra para Deus.

Nós conhecemos a história completa de José: o começo, o sofrimento e a glória que Deus proporcionou à ele depois daquele período de provação.

Vemos durante a toda narrativa que as atitudes de José sempre foram de confiança em Deus, de perseverança, de humildade, de serviço e de bom testemunho.

Gostaria de perguntar à você: Se você estivesse no lugar de José, conhecendo todos os seus sofrimentos, e também a sua glória no final, você aceitaria obedecer a vontade de seu pai e iria para Dotã?

Você acha que valeria a pena passar, por muitos anos de sofrimento, como José passou, com sofrimento físico, humilhações, todo stress emocional, calúnias, privações, desprezo e solidão, sabendo que após isso, você seria colocado numa posição de honra diante de todo o mundo?

José não sabia o final da história, e ainda assim sofreu tudo, e manteve-se firme, fiel à Deus, honrando o seu nome, louvando-o e dando testemunho da justiça, da fidelidade e do poder de Deus. Você agiria da mesma maneira se estivesse em seu lugar?

Pois bem, amado (a), talvez você esteja passando por provações nesta vida, talvez esteja como José na cisterna, sem ver a saída para sua vida, ou caminhando no deserto, sob o sol escaldante, cansado de tudo, ou sendo enganado e caluniado, ou humilhado e desprezado, ou simplesmente desanimado com a vida porque acha que a sorte não te foi favorável .

Isso porém, não pode ser motivo para você duvidar do amor de Deus por você, ou afastar-se Dele, ou murmurar, ou resmungar, ou reclamar pelo que está passando.

O Oleiro está trabalhando em você, e Ele certamente não vai te explicar o que está fazendo, mas Ele terminará a obra que começou...

Como José, você deve pode passar pelas provações de maneira confiante, pois Deus é fiel e honrará a sua perseverança nos caminhos Dele.

Você pode achar que Deus não esta vendo o seu sofrimento, e permitindo que você passe pelas dificuldades momentâneas da vida sozinho, mas tenha certeza que Ele tem preparado para você uma posição de honra e de glória no futuro, e todos verão!

Se você for obediente e confiar Nele, as suas misericórdias o alcançarão e como Ele fez com José, Ele fará com você!

Talvez você tenha tomado alguma decisão ou algum caminho em sua vida que te levou à Dotã, o vale onde seu sofrimento começou, e talvez ele não se acabe imediatamente ou tão rápido como você gostaria, mas Deus está te preparando para ter uma posição de honra no seu reino, e o seu reino é reino eterno, glorioso, que não se acabará jamais.

José foi preparado por Deus durante o seu sofrimento para ser o Chanceler ou governador do Egito, e você está sendo preparado para reinar com Cristo, nas regiões celestiais, pelos séculos dos séculos.

Apocalipse 22: 5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem da luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos.

Deus amava José, assim como ama você, e a história dele, de certa forma, representa a nossa trajetória aqui na terra.

Uma história de lutas e sofrimentos, de medos e incertezas, pois não conseguimos contemplar o final da nossa história de forma completa, mas sabemos que; “ nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração do homem, aquilo que Deus tem preparado para os que o amam ! (1ª. Corintios 2:9).

Vivemos o presente e conhecemos o passado, mas temos a certeza da promessa de um futuro glorioso junto com os salvos, na glória de Deus.

Mas precisamos perseverar, confiar que Deus está no controle de nossas vidas, ainda que em certos momentos tudo parece estar fora de controle e o sofrimento seja difícil de suportar.

Acalma o teu coração... olhe para quem te criou, te escolheu e te chamou para o seu reino!

Deus ama você com amor intenso, e Ele não erra, pois os caminhos de Deus são perfeitos para você e para mim e os planos Dele não podem ser frustrados por ninguém.

Deposite a sua esperança Nele, pois como disse o Apóstolo Paulo à Timóteo (2ª Tm 1:12b) ... porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu tesouro até o dia final.

Você iria para Dotã como José? Se você é obediente ao Pai, então talvez esteja no meio do caminho como ele, sofrendo nos desertos ou preso nas dificuldades e provações, mas espere confiantemente, pois o Senhor está trabalhando e cuidando de você até você ser glorificado em seu reino!

Vivemos tempos de “corações apertados”, mas sabemos que o nosso socorro vem do Senhor!

APOCALIPSE 21:

3 E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.

4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

6 Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.

7 Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.

Gostamos muito do final da história de José, e com certeza, se você ama a Deus, e anda nos seus caminhos, a sua história também terá um final de grande júbilo e glória como a desse homem abençoado por Deus

Deus cuida de ti, da mesma forma que cuidou de José na sua caminhada. Louve e glorifique ao Senhor e Ele te dará paz e forças para alcançar o fim da jornada como vencedor.

Que Deus abençoe grandemente a sua vida e te dê paz, mesmo no sofrimento.


Pastor Valdir Marfim

São José do Rio Preto - SP

2 comentários:

Mônica Azevedo Pereira disse...

Muito boa essa palavra Pastor, estive meditando nela a um tempinho atrás...tremenda minha mente se abriu, Deus o abençoe!

Unknown disse...

Aleluia. Pastor que te abençoe muito boa essa palavra sobre José. Relata a nossa perseverança em meio a lutas e adversidades que Deus mesmo parecendo que está calado Ele está trabalhando em nosso favor. Amém